Deficiência de vitamina "D". O que fazer?

19.11.15

Oi, genteeee!

Vim fazer esse Post, porque estou indignada comigo!rs...

Já estou fazendo exame pela segunda vez (depois de 6 meses) e continuo com a deficiência de vitamina D.

Aiiii me veio a ideia... VOU TOMAR SOL ATÉ TORRAR!!!! Será?! Claro que não!
Fazendo algumas pesquisas no nosso querido Google, vi que realmente não sou a única a ter isso. Resolvi fazer esse post para dividi com vocês sobre esse assunto...Vai que você está passando por isso e não sabe... COMO EU!!! ANTES NÃO SABIA... Achava que era pegar sol e tudo certo! rs..

Então vamos lá...



A vitamina D é um hormônio esteroide lipossolúvel essencial para o corpo humano e sua ausência pode causar uma série de complicações. Ela controla 270 genes, inclusive células do sistema cardiovascular. A principal fonte de produção da vitamina se dá por meio da exposição solar e os raios ultravioletas do tipo B (UVB) são capazes de ativar a síntese desta substância.


Alguns alimentos, especialmente peixes gordos, são fontes de vitamina D e é o sol o responsável por 80 a 90% da vitamina que o corpo recebe. O Sol, também, pode ser produzida em laboratório e ser administrada na forma de suplemento, quando há a deficiência para a prevenção e tratamento de uma série de doenças.

A vitamina D é necessária para a manutenção do tecido ósseo e sua influência consideravelmente no sistema imunológico, sendo interessante para o tratamento de doenças autoimunes. Como, por exemplo, a artrite reumatoide e a esclerose múltipla, também atingi no processo de diferenciação celular, a falta deste nutriente favorece 17 tipos de câncer. É muita coisa gente!

O QUE FAZER PARA MELHOR ISSO?

Muitos especialistas comentam que a maior fonte de vitamina D é o sol. Porém, com a intensidade dos raios ultravioletas, principalmente no verão, fica difícil encontrar o equilíbrio da exposição considerada saudável, livre de riscos como o câncer de pele. O tempo ideal seria de 15 a 20 minutos ao sol, sem filtro solar e em áreas como braços e pernas, mas com o rosto sempre protegido. O melhor horário para tomar sol são de 10h às 15h. Passando este tempo (15 a 20 minutos), o uso do filtro é essencial.


A vitamina D é muito importante para nosso intestino, pois estimula a absorção de cálcio e fósforo, que estão diretamente ligados à prevenção de doenças ósseas, conhecida como osteoporose. Quem não consegue tomar sol diariamente(COMO EU!) é possível fazer a suplementação do componente por meio de ingestão de cápsulas, que ajudam a atingir os níveis ideias da vitamina no sangue. No entanto, é preciso atenção na quantidade porque o excesso da vitamina D, também conhecido por hipervitaminose D, que pode fazer muito mal.

LEMBRANDO QUE TUDO EM EXCESSO FAZ MAL!

Então é isso gente, acho suuuper importante a gente se cuidar e como sempre (6 em 6 meses) faço uma bateria de exames para verificar como meu corpo anda e tenho visto sempre essa deficiência que nunca acaba! rs... 

Agora vou tomar JUÍZO (Isso se toma?!) e mudar minha rotina para ver se consigo repor minha vitamina D.

Beijos gente!

#Fui

Nenhum comentário:

Postar um comentário